Bissau - A companhia de aviação Air Senegal Internacional retomou hoje (sexta-feira) os voos de ligação entre a capital do Senegal e a Guiné-Bissau, disponibilizando um Airbus 320 com capacidade para transportar 136 passageiros.
A cerimónia da apresentação da Air Senegal Internacional, que substituiu a Senegal Airlines, falida em 2009, foi presenciada pelo embaixador do Senegal em Bissau, Mamadu Niang, e pelo secretario de Estado dos Transportes e Comunicações da Guiné-Bissau, José Carlos Esteves.
De acordo com aquele governante guineense, a Air Senegal Internacional vem ajudar a ligar a Guiné-Bissau ao mundo exterior.
A Guiné-Bissau é ligada, por via aérea, com o exterior apenas através dos voos da TAP e dos TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde).
"Temos tido alguma dificuldade nesta linha Bissau/Dacar, agora essa dificuldade vai ser superada grandemente com a entrada em acção da Air Senegal Internacional", defendeu o secretário de Estado dos Transportes guineense.
José Carlos Esteves entende que a companhia senegalesa, com o aparelho que colocou na rota Bissau/Dacar, tem todas as condições para ser líder do mercado já que o seu avião é igual àquele que a TAP utiliza para ligar Bissau e Lisboa.
O governante guineense aproveitou a ocasião para reafirmar a determinação das autoridades de Bissau e criar uma companhia de aviação com a bandeira da Guiné-Bissau e explicou que o processo "está bem encaminhado".
José Carlos Esteves não quis entrar em detalhe sobre o projecto, que tem sido falado há mais de dois anos, mas sempre adiantou que o Governo e os seus futuros parceiros estão a analisar os mecanismos para a aquisição do avião para a companhia.