Comunidade guineense em Angola aposta numa vitória da sua selecção 


Luanda - A Comunidade da Guiné-Bissau residente em Angola considera que a selecção do seu país está em melhores condições de vencer a partida de hoje no estádio 11 de Novembro, diante dos "palancas negras", respeitante à segunda jornada do grupo J das eliminatórias para o CAN2012.

Numa ronda efectuada à margem de um “show” de confraternização realizado no “espaço verde” do centro cultural “Chá de Caxinde”, em Luanda, apenas um dos vinte e dois apoiantes abordados pela Angop vaticinou a vitória para os "palancas Negras".

António Cabral, sobrinho do líder histórico guineense, Amílcar Cabral, foi o único dos entrevistados que considera que Angola vai ganhar por uma margem de quatro golos. [Aonde é que foi parar o patriotismo deste indivíduo?? Guineenses assim não precisamos, muito obrigada!]

“Não tenho como pensar o contrário. Numa altura em que Angola estende a sua mão para ajudar a Guiné, parece que o jogo veio em boa altura. Está de parabéns a FIFA por ter programado este primeiro jogo, neste momento, entre as duas selecções”, disse.

Diolindo Amandio Mendes e Queba Tcham, corroboraram com os demais concidadãos que apostam numa vitória do seu país, apontando Ivanildo e Abucunji como os prováveis marcadores dos dois tentos.   

“É um jogo de amizade e muita solidariedade, mas está em jogo o resultado que deve estar do nosso lado”, explicaram.

Já Justino Delgado, músico que actuou no centro cultural Chá de Caxinde, de sexta-feira para sábado, a convite dos seus conterrâneos guineenses residentes em Angola, mostrou-se dividido, porém, o coração acabou por pender mais para o lado da “mãe pátria”.

Por seu lado, o empresário angolano Quim Marques, que se deslocou ao "Chá de Caxinde" para ver actuar Justino Delgado, sublinhou “haver vantagens teóricas tanto técnicas como psicológicas para os "palancas negras" levarem de vencida a sua congénere guineense. 
“Isso não se discute, a vitória é nossa”, enfatizou. 

Partida entre Angola e Guiné-Bissau será um jogo de amizade, afirma governante guineense 
Angop
Secretário de Estado da Juventude e Desportos da Guiné Bissau, Fernando Saldanha
Secretário de Estado da Juventude e Desportos da Guiné Bissau, Fernando Saldanha


Luanda - O secretário de Estado da Juventude e Desportos da Guiné-Bissau, Fernando Saldanha, disse quinta-feira, à sua chegada a Luanda, que o jogo a ser disputado sábado entre Angola e a Guiné-Bissau será de amizade que vai privilegiar, sobretudo, a solidariedade lusófona.
 
O secretário fez a afirmação na capital angolana, onde as duas selecções vão jogar para a 2ª jornada no apuramento ao CAN 2012, a ter lugar no Gabão e  Guiné Equatorial.   
 
 
"Queremos demonstrar que a Guiné-Bissau também prática bom futebol, apesar de Angola já ter dado essa amostra à África e ao mundo", afirmou Fernando Saldanha.
 
Disse ainda que a sua selecção veio a Angola com uma equipa bem estruturada, apesar de os jogadores estarem a jogar em vários campeonatos da Europa, integram o grupo os melhores jogadores da actualidade no país.
 
Quanto à cooperação bilateral no ramo, o secretário deu a conhecer que as relações desportivas são óptimas, na medida em que Angola tem apoiado a Guiné nas competições internacionais, a nível técnico, material, na área dos transportes e em outros aspectos.
 
A caravana guineense, chefiada pelo ministro da Educação Nacional, Cultura, Ciência, Juventude e Desportos, Artur Silva, vai reunir-se esta sexta-feira com o titular angolano da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, e seus colaboradores, com o qual vai analisar a cooperação bilateral, a fim de avaliar a cooperação e ver o que se pode fazer para melhorar o intercâmbio entre os dois países.
Tags: , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!