Nomeação de Bubu Na Tchuto e libertação de Zamora Induta

Bubo Na Tchuto diz que não tem
dinheiro para abrir conta nos USA
Guiné-Bissau: Malam Bacai Sanhá reabilita Bubo Na Tchuto
Bissau- O Presidente da República guineense, Malam Bacai Sanhá, nomeou por decreto novas chefias militares. Uma vitória para Bubo Na Tchuto que regressa à chefia do Estado Maior da Armada.

Através de um decreto presidencial divulgado esta quinta-feira, 07 de Outubro, "o Presidente da República decreta, nos termos do artigo 70º da Constituição da República (...) o Contra-Almirante José Américo Bubo Na Tchuto Chefe de Estado Maior da Armada".

Malam Bacai Sanhá nomeou também Mamadu Turé como vice-CEMGFA (cargo recentemente extinto pela Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau) e Estevão Na Mena como Inspector das Forças Armadas.

Medidas que surpreenderam a Comunidade Internacional devido às supostas implicações no narcotráfico do recém-nomeado Chefe de Estado Maior da Armada.

(c) PNN Portuguese News Network

---*----

Bissau, 08 out (Lusa) -- O Presidente da República guineense, Malam Bacai Sanhá, explicou hoje que a nomeação do contra-almirante Bubo Na Tchuto para a chefia do Estado-Maior da Armada tem como objetivo criar um clima de paz e estabilidade interna.
"Esse decreto explica isso, é uma tentativa do poder legítimo da Guiné-Bissau, do Governo e da Presidência da República, de criar um clima de estabilidade, um clima propício para a implementação da reforma do setor de defesa e segurança", afirmou Malam Bacai Sanhá aos jornalistas, antes de partir para a Líbia para participar na cimeira afro-árabe.
Questionado sobre um eventual recuo da comunidade internacional em relação ao apoio à Guiné-Bissau na sequência desta nomeação, Malam Bacai Sanhá disse pensar que isso não irá acontecer.
Malam Bacai Sanha na Líbia
Bissau – Menos de 24 horas depois de anunciar por decreto a nomeação de novas chefias militares o presidente guineense, Malam Bacai Sanha, partiu para a Líbia.

O chefe de Estado guineense partiu esta Sexta-feira, 08 de Outubro, para a Líbia onde participará na Cimeira Árabe-Africana que abrirá as portas no próximo Domingo, 10 de Outubro.

Malam Bacai Sanha ausenta-se da Guiné-Bissau quando está em curso a reorganização das forças armadas e logo após ter efectuado mudanças nas chefias militares guineenses com a controversa nomeação de Bubo Na Tchuto como chefe de Estado Maior da Armada e Mamadu Turé como vice-chefe de estado Maior das Forças Armadas.

(c) PNN Portuguese News Network
2010-10-08 14:06:09

Libertação de almirante Zamora Induta 
Advogados afirmam que libertação
de Induta está para breve
Bissau, 08 out (Lusa) -- Os advogados do antigo chefe das Forças Armadas da Guiné-Bissau Zamora Induta disseram hoje que a libertação do almirante pode ocorrer a "qualquer momento".
"O Tribunal Militar Superior da Guiné-Bissau, por despacho de 04 de outubro 2010, do qual fomos notificados a 06 do mesmo mês, considerou não haver razões para se manter a medida de coação aplicada ao almirante Zamora Induta, que era prisão preventiva", afirmou o advogado Floriberto Carvalho.
"Assim sendo, decidiu substituir esta medida por uma outra menos gravosa que é a de obrigação de permanência no país", acrescentou.
Tags:
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!