CEDEAO analisa reforma no sector da Defesa e Segurança

2010-11-19 10:39:24

Lagos - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) realizará este mês, em Abuja, Na Nigéria, duas reuniões sobre a reforma do sector da Defesa e Segurança na Guiné-Bissau.

Dias 22 e 23 de Novembro o Comité dos Chefes dos Estados-Maiores, do Comité dos Chefes dos Serviços Secretos e os representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem-se em Abuja, para examinar as directivas da Cimeira Extraordinária sobre a Guiné-Bissau, realizada a 17 de Setembro, na capital federal nigeriana. Nesta cimeira os líderes oeste-africanos afirmaram que a implementação rápida da reforma do sector da defesa e segurança era um elemento chave para a restauração da paz no país.

«A reunião vai analisar o plano apresentado pela reunião dos Chefes dos Estados-Maiores realizada em Bissau de 11 a 12 de Agosto e recomenda ao Conselho de Mediação e Segurança medidas concretas e específicas para facilitar a implementação da reforma do sector da defesa e segurança na Guiné-Bissau», afirmou o porta-voz da CEDEAO, Sunny Ugoh, à Panapress. A 24 de Novembro, também em Abuja, o Conselho de Mediação e Segurança reunirá para deliberar sobre as recomendações dos Chefes de Estado-Maior.

A CEDEAO solicitou 70 milhões de euros para a reforma do sector da defesa e segurança, dos quais 45 milhões de euros serão para a aposentação e a reinserção de 1 500 soldados, que serão desmobilizados das Forças Armadas da Guiné-Bissau no quadro da reforma.

(c) PNN Portuguese News Network


Tags: , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!