OJE/Lusa
Uma missão da Sociedade Financeira Internacional (IFC), organismo do Banco Mundial para promover o investimento do sector privado em países em vias de desenvolvimento, chega hoje à Guiné-Bissau para encontros com entidades governamentais e empresários guineenses.
Segundo um comunicado do Ministério da Economia, enviado à agência Lusa, o objectivo da missão, que fica no país até quinta-feira, é "identificar (...) as acções que o IFC poderá empreender para apoiar as reformas lançadas desde 2009 pelo Governo para melhorar o ambiente de negócios e reforçar o papel da iniciativa privada".
Durante a sua estada em Bissau, a missão do IFC terá encontros com delegações ministeriais, durante os quais deverão ser tratados assuntos relativos ao ambiente de negócios e questões sobre finanças e parcerias público-privadas nos sectores da energia, infra-estruturas e agricultura.
"Também estão previstas sessões de trabalho com os diversos actores do sector privado", da Guiné-Bissau, acrescenta o documento.
O IFC viabilizou há cerca de dez anos a constituição da empresa agro-industrial Agribissau, com uma participação num grupo accionista, mas praticamente cessou a sua intervenção no país, na sequência da instabilidade política da última década.