"Principes do Nada": Catarina Furtado em São Tomé e Guiné-Bissau


"Principes do Nada" um programa de Catarina Furtado
Catarina Furtado viajou por Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Timor-Leste e Guiné-Bissau e vem agora dar conta do que viu.

Deste modo relata, na primeira pessoa, o trabalho feito, nestes países em desenvolvimento, por voluntários, organizações não-governamentais, organismos da ONU, organizações religiosas e pela Cooperação Portuguesa, através do IPAD.


Neste primeiro programa é contada a história de uma mulher com uma força e uma generosidade impressionantes: a enfermeira Laura, de Tete, no Norte de Moçambique, apesar de não ter quase nada para dar, dá o seu colo aos bebés e crianças órfãs da Sida, um "miminho" que pode determinar a sua  sobrevivência.

Na Guiné-Bissau ficamos a perceber como é essencial o trabalho que a FEC (Fundação Evangelização e Culturas) faz na área da educação em Bafatá. 

Na Guiné, cerca de 50% das crianças em idade escolar não frequenta a escola.


"Príncipes do nada" é uma 2ª série de 13 programas e em cada programa haverá duas a três histórias de vida passadas em diferentes países de expressão portuguesa.
São sempre histórias humanas que apelam à nossa consciência de cidadãos e a uma urgência de actuação. 

Para além disso constatamos que se a riqueza tivesse uma distribuição mais equitativa talvez se não assistisse a dramas como os vividos neste programa.
A autoria e realização deste programa são da responsabilidade de Catarina Furtado e Ricardo Freitas.
Por: Francisco Pinto de Sousa

Tags: , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!