Primeiro Ministro desvaloriza as revelações do Wikileaks


Artigo publicado em 28 de Dezembro de 2010 - Atualizado em 28 de Dezembro de 2010

Primeiro-Ministro da Guiné Bissau desvaloriza revelações da Wikileaks
Neidy Ribeiro
O chefe de governo guineense, Carlos Gomes Júnior, reagiu às revelações do site Wikileaks, referindo que se tratam de atualizações de notícias antigas e disse que estas revelações fazem parte de uma campanha que pretende descredibilizar a Guiné-Bissau.
"Calúnias e notícias tendenciosas para denegrir a imagem do país" . Foi com estas palavras que Carlos Gomes Júnior, primeiro ministro guineense, reagiu às revelações do site Wikileaks que aponta a Guiné- Bissau com um "narco-Estado emergente". 
Segundo o site, que cita telegramas da embaixada norte-americana no Senegal, algumas figuras bem posicionadas na esfera política em Bissau teriam fortes ligações com o narcotráfico, facto que tem diminuído a capacidade do governo para colocar um ponto final no problema do tráfico de droga.
Para o chefe de governo, Carlos Gomes Júnior, estas informações, que diz não serem novas, referem-se  a situações que aconteceram em governos anteriores. O primeiro-ministro acrescenta, ainda, que atualmente nada disso acontece na Guiné-Bissau e que estas notícias são plantadas por pessoas que querem descredibilizar a imagem do país junto das Comunidade Internacional.
Questionado pelos jornalistas pelo facto destas acusações terem sido feitas pela embaixada americana no Senegal, o chefe de governo desvaloriza e diz que o que importa, neste momento, é que o país está a fazer esforços e que ,esses mesmos esforços, são reconhecidos por instituições isentas como Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial.

Com a colaboração do nosso correspondente em Bissau, Mussa Baldé


Governo de Bissau Reage a Telegramas da Wikileaks

O governo da Guiné-Bissau reagiu hoje a divulgação de textos pelo site da Internet Wikileaks onde se fala do narcotráfico naquele país da África Ocidental
Por Lassana Cassamá | Bissau
Segunda, 27 Dezembro 2010
Foto: ASSOCIATED PRESS
Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr.

Os telegramas datados de 2007, publicados pelo sitio Wikileaks, e reproduzido pelo jornal espanhol El Pais, fizeram eco na Guine-Bissau. 
Segundo o diário espanhol, os telegramas da diplomacia dos Estados Unidos falam de uma alerta da agência norte'americana de combate a droga de que a África ocidental caiu nas mãos dos traficantes de droga. E a
situação na Guiné-Bissau, na altura, claro em 2007, era descrita como "muito preocupante" e "provavelmente excedendo a capacidade de controlo do governo", sendo apontado como "o primeiro narco Estado emergente" do continente africano, onde nem existe preocupação em simular queima de droga apreendida como acontece na Guiné-Conacri. Mas, mesmo assim a noticia nao deixa de ser incomoda. O Primeiro-ministro, Carlos Gomes Junior, que hoje visitou alguns ministerios da capital, nao hesitou em qualificar a noticia de caluniosa e 
Entrenato num outro desenvolvimento, os representantes dos países membros do Centro Africano  de Estudo e da Investigaçao sobre Terrorismo encontram-se reunidos aqui em Bissau para debater as redes da conexçao entre terrorismo e trafico de drogas na Africa Ocidental.
A iniciativa é da Uniao Africana. Durante dois dias vao ser ainda debatidos entre ontros temas, a estratégia da ONU contra  conexao entre terrorismo  e trafico de droga na Africa Ociental
.
Tags: , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!