"Mulher Grande" - Livro de Mário Beja Santos

PEDRÓGÃO GRANDE – Livro retrata Guiné-BissauPDFImprimire-mail
15-Mar-2011
Mário Beja Santos apresentou este fim-de-semana mais um dos seus livros. Desta feita “Mulher Grande” retrata uma Guiné Bissau que não esquece, onde viveu quando combateu em nome da pátria.
O livro surge para colmatar uma sensação de vazio. Em tempos havia escrito dois volumes respeitantes a 26 meses vividos num teatro de operações. Quando terminou “Tigre Vadio” optou por “tomar um banho de água” e escrever duas obras sobre segurança alimentar e publicidade, sentindo no entanto que ainda faltava algo. Foi então que começou a escrever num blog e que surgiu a ideia de escrever esta última publicação que é fruto de uma viagem à Guiné, onde teve oportunidade para ouvir alguns relatos interessantes.
Beja Santos criou assim uma “Mulher Grande” significando “mulher velha, sábia, ousada, assistente e de grande coragem”. Conta a história de uma mulher com 90 anos que teve uma educação esmerada, um pai que morreu com um tumor e que deixou a família embaraçada, obrigando-a a um pacto, ou seja o irmão comprometeu-se a acabar o curso de medicina e ajudar a mãe e a irmã. A mãe socorreu-se de tudo para sobreviver, mas sempre com dignidade e aos 30 anos apaixonou-se por um funcionário colonial...
São cerca de 300 páginas “de leitura fácil mas que tenta sempre fazer o seu enquadramento histórico”, relata ainda o autor.
Beja Santos é desde algum tempo um munícipe de Pedrógão Grande e fez questão de depositar na biblioteca municipal daquele concelho grande parte do seu vasto espólio literário o que para João Marques, presidente da autarquia é “um contributo inesquecível para nós”.
Tags: , , , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!