50 crianças talibés recolhidas das ruas de Bissau e integradas em famílias de acolhimento

Bissau, 19 mai (Lusa) -- A situação das crianças talibés em Bissau, Guiné-Bissau, está a ser controlada e já foram recolhidas das ruas da capital cerca de 50, disse hoje à agência Lusa Helena Said, responsável pelo projeto de integração daqueles meninos.
"A situação das crianças talibé em Bissau já está a ser controlada, na sequência de um árduo trabalho realizado junto dos mestres corânicos, dos chefes religiosos, dentro do projeto de integração e reinserção daquelas crianças apoiado pela UNICEF", disse a coordenadora do projeto de integração e reinserção das crianças talibés de Bissau.
Segundo Helena Said, já foram recolhidas "50 crianças, que foram integradas dentro de uma família de acolhimento para evitar a mendicidade nas ruas".
"As crianças até aos 10 anos só podem mendigar na rua até às 14:00. As crianças estão a aprender o ensino corânico, mas também a frequentar a escola pública, onde aprendem a língua portuguesa e as outras disciplinas", explicou a também presidente da comunidade nacional da juventude islâmica.
Helena Said falava à Lusa à margem da Conferência Nacional sobre a Problemática das Crianças Talibés na Guiné-Bissau.
O ensino dos estudos corânicos tem sido utilizado por falsos mestres para seduzir centenas de pais a enviar as suas crianças para o Senegal, Guiné-Bissau e Guiné-Conacri, com o objetivo de aprenderem a ler o Corão.
Estes mestres obrigam, contudo, as crianças a mendigar nas ruas dinheiro e comida para seu próprio proveito.
Enquanto as crianças da Guiné-Bissau vão maioritariamente para o Senegal, as crianças senegalesas e da Guiné-Conacri são enviadas para a Guiné-Bissau.


MSE.
Lusa/Fim

Tags: , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!