Rotary Club de Bissau envia grupo de médicos para o arquipélago dos Bijagós



Bissau - O Rotary Clube de Bissau envia sexta-feira um grupo de médicos guineenses e senegaleses de várias especialidades para o arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau, para prestar assistência médica à população das ilhas. 
 
 
"Em princípio virão 11 médicos de DaKar e Zinguichor e aqui a nível nacional vamos associar três médicos", disse à agência Lusa Nelson de Medina, representante do Rotary Clube de Bissau. 
 
   
Segundo Nelson de Medina, esta é a "segunda operação nas ilhas guineense, mas muito mais abrangente, porque vão médicos de várias especialidades e uma quantidade considerável de medicamentos". 
 
   
O responsável explicou também que a acção vai estar centralizada em Bubaque, mas não se destina só à população daquela ilha. 
 
   
"Neste momento, já está a ser feita uma triagem dos doentes", disse, sublinhando que o Rotary está a trabalhar em parceria com a Direcção-Geral de Saúde da Guiné-Bissau. 
 
   
"Nós estamos conscientes que o Governo não consegue efectivamente dar apoio em termos de saúde para as populações. Estamos a trabalhar com a direcção -geral da Saúde e esta acção deve ser vista como um apoio ao governo guineense", disse. 
 
 
Com cerca de 27 mil habitantes dispersos por mais de 20 ilhas, a população do arquipélago dos Bijagós tem grandes dificuldades de acesso a bens considerados de primeira necessidade, bem como de assistência médica. 
 
 
O arquipélago com mais de 80 ilhas e ilhéus é uma das principais atracções turísticas do país e foi classificado pela UNESCO como Reserva Ecológica da Biosfera. 
 
Tags: , , , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!