Exposição em Luanda mostra correspondência entre antigas colónias portuguesas
Os documentos expostos mostram, por exemplo, correspondência entre autoridades coloniais, nos anos 1766 a 1922, como ofícios, relatórios e processos.
Da Redação, com agência
Luanda – Correspondência oficial, como ofícios, relatórios e processos, que revelam os laços de cooperação entre as antigas colónias portuguesas estão patentes, até ao dia 30 deste mês, no espaço do Arquivo Histórico Nacional, em Luanda.
Nesta mostra, promovida pelo Arquivo Histórico Nacional angolano, em alusão à Semana Cultural dos Países de Língua Portuguesa(CPLP-de 5 a 13 de Maio), estão patentes aos visitantes documentos do Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Princípe e Timor Leste, bem como Angola.
Os documentos expostos mostram, por exemplo, correspondência entre autoridades dos países referidos, nos anos 1766 a 1922, como ofícios, relatórios e processos sobre o envio de degredados para o “Reino de Angola”, pedido de sementes de algodão do Governo de Cabo Verde a Angola, anúncio sobre o concurso para o provimento de vagas de oficiais aduaneiros, na Guiné, em 1913, entre outras informações.
Segundo a ministra da Cultura angolana, Rosa Cruz e Silva, os documentos expostos reportam-se a um património comum, entre as antigas colónias portuguesas. “Temos aqui documentos do século XVIII, relativos às relações de Angola e Brasil, do século XIX e XX, relativos a Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Timor", disse a ministra. Com informações da Angop.
Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!