Guiné-Bissau: Protestos da oposição continuam a pedir a demissão do primeiro-ministro

Mais de 15 partidos
2011-07-20 11:16:08
 


Bissau – Os partidos da oposição voltaram a manifestar-se, esta terça-feira, 19 de Julho, exigindo ao Presidente Malam Bacai Sanha que demita o chefe de Governo, Carlos Gomes Junior, que deverá responder perante a Justiça.
Trata-se do segundo acto de protesto em menos de uma semana, organizado pela oposição, composta por pouco mais de 15 partidos, que pretende o afastamento de Carlos Gomes Júnior do poder.

«A oposição democrata não tem nada contra o mandato do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) mas o seu Líder, Carlos Gomes Junior, tem que se demitir e ir responder à Justiça sobre os casos de assassinatos ocorridos no país», segundo dizem os proponentes.

A marcha teve inicio na «Chapa de Bissau» e terminou no largo da Praça dos Mártires de Pindjiguiti, onde se realizou um comício popular. Neste encontro, o Presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Sori Djaló, afirmou que Carlos Gomes Junior terá que ser demitido, apelando ao Presidente da Republica, Malam Bacai Sanha, a assumir as suas esponsabilidades.

Na mesma linha seguiram os outros líderes da oposição, como é o caso da Frente de Libertação e Independência Nacional da Guiné (FLING), representada através do secretário-geral, João Francisco Mendes. Também o Presidente do Partido Democrata da Guiné (PDG), Sebastião Silva, levantou algumas questões sobre este assunto, nomeadamente em relação ao sector da Justiça.

Os protestos ocorreram, desta vez, na ausência do Presidente da Republica, que se encontra em França, em visita privada de controlo médico de rotina, no Hospital «Val de Grace» em Paris.

Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network
Tags: , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!