CPLP reúne-se em Luanda


20 de Julho, 2011por Carlos Ramos, delegação de Luanda
A próxima reunião do Conselho de Ministros de Negócios Estrangeiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a realizar no dia 22, está a ser preparada desde segunda-feira, em Luanda.O encontro terá como prioridades três áreas: a político-diplomática, a da cooperação para o desenvolvimento e a da promoção da língua portuguesa e da cultura lusófona, adiantou ao SOL o secretário executivo daquela organização, Domingos Simões Pereira.
O Conselho de Ministros vai debruçar-se sobre um programa conjunto com a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) para a execução da reforma dos sectores da Defesa e Segurança da Guiné-Bissau. A estratégia nesta área vai ser revista pelos ministros.
No sector da cooperação estarão em foco questões que se prendem com as agendas sectoriais, uma sobre o Ambiente e outra sobre a promoção dos direitos humanos das pessoas com deficiência. Neste ponto, Domingos Simões Pereira refere que o Conselho pretende fomentar a partilha de experiências entre os Estados-membros.
O secretário executivo referiu ainda outro tema que estará em destaque no seio do Conselho de Ministros e que se prende com o assumido interesse no incremento da relação da CPLP com a sociedade civil.
Outros dados recolhidos junto da CPLP sobre a reunião ministerial dizem respeito à criação de um Conselho Económico e Social e da Associação das Fundações da CPLP.
Questão mais sensível será, por certo, o processo de adesão à comunidade da Guiné Equatorial.
Noutro âmbito, a Missão de Observação Eleitoral (MOE) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai estar em São Tomé e Príncipe para acompanhar as eleições presidenciais que decorreram no domingo.
A missão, chefiada pelo antigo primeiro ministro de Angola, Fernando Dias Van-Dúnem, é composta por 11 observadores provenientes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal.
As missões de observação eleitoral da CPLP integram representantes do secretariado executivo e dos Estados-membros, à excepção do país onde se realizam as eleições, procurando-se que a sua composição seja heterogénea, incluindo parlamentares, diplomatas, peritos em eleições, universitários, juristas e outros profissionais, de modo a permitir um conhecimento alargado sobre os diferentes tipos de escrutínio e sobre os mecanismos eleitorais.

TV em stand-by
Abordada durante a última cimeira da CPLP, a televisão da comunidade continua em equação mas agora, e depois de consultados técnicos da especialidade, e ponderados os custos de operação, o projecto deverá avançar para uma plataforma com estrutura própria para a produção de conteúdos que contribuam para potenciar as actividades da CPLP.
online@sol.pt

Tags: CPLPAngolaLusofonia
Tags: , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!