Governador quer geminar Luanda aos distritos da Guiné Bissau e São Tomé e Princípe



Angop
Governador de Luanda, José Maria dos Santos
Governador de Luanda, José Maria dos Santos

Luanda - O governador de Luanda, José Maria Ferraz dos Santos, manifestou hoje o interesse de ver a capital do país geminada com as câmaras distritais de Bissau e Gabu (Guiné Bissau) e de Água Grande, de São Tomé e Príncipe, e reforçar o intercâmbio entre ambas.

A intenção foi manifesda depois das audiências separadas com os presidentes das câmaras distrital de Bissau e Gabu (Guiné Bissau), e de Água Grande, de São Tomé e Príncipe, respectivamente Armando Nopoco, Pedro Embolosa e Ekeneide Lima dos Santos.
 
Os encontros, que aconteceram a margem da 28ª Assembleia-geral da UCCLA e do Fórum Empresarial sobre o turismo, que decorre desde terça-feira, em Luanda, serviram também para apontar as prioridades de cooperação nos sectores da Cultura, Desporto e Turismo.

 A 28ª assembleia-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e o Fórum Empresarial sobre o Turismo, decorrem em Luanda e terminam ainda hoje.

 
Na primeira sessão de trabalhos, as atenções estiveram viradas ao fórum internacional de turismo e troca de experiências e acordos de cooperação entre os vários agentes turísticos, para uma exploração turística com mais qualidade.

 
A capital do país, Luanda, que alberga este evento, vai ainda assumir a presidência da UCCLA no período 2011/2013, substituindo a cidade de Salvador da Baía (Brasil).

 
A UCCLA, criada a 25 de Junho de 1985, é uma associação intermunicipal de natureza internacional, que tem por objectivo principal fomentar o entendimento e a cooperação entre os munícipes das cidades membros, através do intercâmbio cultural, científico e tecnológico.

 
São membros efectivos as antigas e actuais cidades capitais de Língua Portuguesa, no caso Bissau, Bolama, Brasília, Cacheu, Dili, Guimarães, Ilha de Moçambique, Lisboa, Luanda, Macau, Maputo, Oecussi-Ambeno, Praia, Ribeira Grande de São Tiago, Rio de Janeiro, Salvador, Santo António do Príncipe e São Tomé/Água Grande.

 
Fazem parte do grupo de membros associados, as cidades cuja população apresenta uma componente significativa, histórica ou cultural, ligada a qualquer dos países membros efectivos. Entre elas constam a Assomada, Belém, Belo Horizonte, Gabu, Huambo, Porto Alegre, São Filipe, São Vicente/Mindelo.
 
Tags: , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!